top of page

NOSSA HISTÓRIA 

Nossa atividade no campo de formação clínica começou em 1942 com o Prof. Sílvio dos Santos Carvalhal, na época professor de Clínica Propedêutica Médica da Escola Paulista de Medicina - hoje UNIFESP, fundando junto a outros assistentes a disciplina de Patologia Aplicada, consolidando a integração anátomo clínica como atividade docente oficial no curso de medicina.

 

Por 26 anos o Prof. Sílvio chefiou a referida disciplina e ao transferir-se para a UNICAMP criou as disciplinas de integração anátomo clínica I e II, utilizando essa metodologia até 1978. Nesse mesmo ano, iniciou suas atividades na PUCCAMP integrando as disciplinas dos departamentos de Clínica Médica e Anatomia Patológica.

 

Ao longo desses anos, a formação anátomo clínica adquirida por alguns médicos possibilitou a concretização do Grupo de Estudo em Correlação Anátomo Clínica – GECAC, fundado na PUCCAMP em 1987.

 

Assim, o GECAC se firmou, não só pela presença do Prof. Sílvio Carvalhal, mas também porque a disciplina de 

Medicina Interna, a partir de 1995, adquiriu definitivamente o direito de realizar as necropsias dos pacientes falecidos na enfermaria de Medicina Interna e assim continuar a prática do ensino da correlação anátomo clínica através do desenvolvimento de novas táticas.

 

Em 1997, o GECAC passa a ter um estatuto, com a constituição de uma diretoria para a sua coordenação, presidida pelo seu fundador, o Prof. Sílvio Carvalhal até 2008 e a partir daí in memorian. A coordenação geral do grupo ficou a critério dos Profs. Maria Aparecida Barone Teixeira e Carlos Osvaldo Teixeira até junho de 2015. Nesse período, o GECAC contou com a colaboração dos Profs. Marcos Aurélio Teixeira (1993/1995 e 2011/2015); Pompeu Tomé Ribeiro de Campos (monitor 1998/2000 e docente 2005/2015); Jiviane Beatriz Cunha Barreto da Silva (residente de clínica médica 2008/2010 e docente 2012/2015).

 

E como vocês já perceberam, o famoso e histórico GECAC agora dá origem a um novo futuro. Seja bem-vindo ao MederIN.

bottom of page